Formulário da Pesquisa

OS ALUNOS E A LEITURA


Prezado/a ALUNO/A

O Grupo de Pesquisa ECOAMAZÔNIA, coordenado pela Professora Selma Pena, pesquisadora do Instituto de Ciências da Educação, juntamente com seu grupo de trabalho, realiza pesquisa acerca do LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO INICIAL: práticas de leitura e escrita no curso de Pedagogia da UFPA. A metodologia adotada para este estudo inclui a aplicação do presente questionário que visa traçar um perfil sociocultural e de leitor dos alunos do curso de Pedagogia da UFPA. As respostas contribuirão para a problematização sobre questões teóricas e práticas envolvidas na leitura no contexto acadêmico, centrando o enfoque na relação entre o texto (de diferentes gêneros e suportes), o aluno e seus mediadores (professores). Investigam-se, assim, aspectos referentes à circulação, recepção e mediação de diferentes materiais de leitura no curso de Pedagogia da UFPA. A pesquisa pretende, também, em seus desdobramentos, propor estratégias de trabalho com os gêneros acadêmicos do domínio acadêmico-científico, com o objetivo de colaborar para uma reflexão dos professores sobre sua prática em sala de aula e a formação de leitores no curso de Pedagogia.
Trabalharemos coletando as informações e possibilitando o retorno dos resultados da pesquisa para os alunos e para os professores da Faculdade de Educação. As informações obtidas serão utilizadas, exclusivamente, para fins acadêmicos e terão caráter confidencial, tendo os informantes sua identidade preservada.
Sua colaboração, respondendo, a este questionário, revela-se da maior importância, uma vez que da sua sinceridade e da ponderação das suas respostas depende a validade desta investigação.
Por sua atenção e colaboração, desde já agradecemos.


Belém,     de abril de 2017.
Profª. Drª. Selma Costa Pena
Docente da Faculdade de Educação e coordenadora da Pesquisa