Projeto






Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, no campo dos estudos dos novos letramentos, cujo objetivo geral é compreender, em contexto específico, as práticas de letramento acadêmico dos estudantes do curso de Pedagogia – Extensivo e Intensivo – da Universidade Federal do Pará, e as diversas interações que estes estabelecem com os diferentes gêneros textuais e seus mediadores. Como suporte teórico, serão utilizados os novos Estudos do Letramento liderados por Street (2003), entre outros, que têm sido centrais na teorização da complexidade dos letramentos como práticas histórica, cultural e socialmente situadas, visão que se opõe a uma concepção instrumental dos usos da escrita. Quanto aos instrumentos de pesquisa, serão empregados questionários, entrevistas semiestruturadas e debates nos círculos de letramento que servirão também como objetos de reflexão e discussão para o corpo da equipe pesquisadora. A meta desse projeto é auxiliar na formação dos estudantes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Pará, futuros professores da educação infantil, anos iniciais, gestão e coordenação pedagógica.

Para ver a versão completa em pdf do Projeto LETRAMENTO ACADÊMICO NA FORMAÇÃO INICIAL: práticas de leitura e escrita no curso de Pedagogia da UFPA, clique aqui